Doenças em crianças são tanto uma parte do inverno, como o tempo frio. Dentre as doenças mais comuns sazonais que vemos são infecções respiratórias virais (influenza e vírus sincicial respiratório), faringite estreptocócica e gastroenterite viral. Embora muitas dessas doenças sejam inevitáveis, há coisas que podemos fazer para ajudar a mantê-las afastadas delas e minimizar seus efeitos quando ficarem doentes.
Influenza (\”A gripe\”)
Quando a maioria das pessoas pensa em doenças de inverno, eles pensam na gripe – e com razão. A gripe é uma causa muito comum e a mais grave doença da infância no inverno. A Influenza tem picos entre final de maio e meados de agosto. A boa notícia é que quase todos os casos de gripe são evitáveis.
A eficácia relativa da vacina é um problema para as autoridades de saúde, uma dor de cabeça para os pediatras, e uma preocupação para muitos pais.
Para as crianças saudáveis ??que não tenham sido imunizadas, a gripe pode levar a uma semana de falta na escola e muita tosse e vômitos, mas raramente é fatal. Enquanto os agentes antivirais disponíveis para tratar a gripe, eles oferecem um benefício modesto e muitas vezes não são usados ??em crianças.
Vírus Sincicial Respiratório
Inverno também é época para o vírus respiratório sincicial (RSV). Enquanto infecta pessoas de todas as idades, geralmente causando dor de garganta e congestão nasal em adultos e crianças mais velhas, RSV pode causar tosse e chiado consideráveis ??em crianças pequenas.
Recém-nascidos com infecção por RSV podem também desenvolver pneumonia requerendo hospitalização.
Felizmente, um anticorpo RSV preventivo está disponível para as crianças em maior risco de infecção grave por RSV (prematuros e lactentes com doença cardíaca congênita). Nenhuma terapia eficaz para a infecção por RSV está disponível para uso ambulatórial, mas os sintomas podem ser tratados.
Faringite estreptocócica
Infecção de garganta é mais comum em crianças de idade pré-escolar e escolar. Enquanto muitos pais esperam que os médicos prescrevam antibióticos para dor de garganta, as bactérias estreptococos causam apenas cerca de 15 a 25 por cento de dor de garganta, o restante são causadas por vírus respiratórios, que não respondem a antibióticos.
Nenhum médico pode sempre distinguir entre faringite estreptocócica e dores de garganta causados ??por vírus com base no exame físico por si só. Como tal, todas as crianças com suspeita de faringite estreptocócica deve fazer exames da garganta para determinar se as bactérias estreptococos estão presentes.
Crianças com estreptococos em suas gargantas são adequadamente tratadas com antibióticos para reduzir a transmissão da doença e prevenir a febre reumática.
Gastroenterite
Os surtos de vômitos e diarréia causada por gastroenterite (inflamação do trato gastrointestinal) ocorrem normalmente no final do inverno ou início da primavera. Enquanto a maioria dos episódios de gastroenterite em crianças pequenas são atribuíveis ao rotavírus, muitos outros vírus pode causar vômitos e / ou diarréia.
Gastroenterite geralmente fica melhor por conta própria, no entanto, as crianças estão particularmente em risco de desidratação. Por esta razão, é especialmente importante para os pais de bebés e crianças menores cuidar bem da hidratação precoce ( oferecer água de coco, sucos, chás, isotônicos etc. ).
Novas vacinas para prevenção de gastroenterite por rotavírus estão disponíveis atualmente.
Preparando-se para doenças de inverno
Doenças de inverno são uma parte inevitável da infância. Enquanto imunizações e boas lavagem das mãos pode evitar algumas doenças, as doenças de inverno devem ser esperadas em todas as crianças.
Para estar preparado, os pais devem manter a mão paracetamol ou ibuprofeno para o tratamento de febres, uma caixa grande de lenços de papel para coriza, e, para as crianças, um estoque de solução de reidratação oral e outros líquidos.
Doenças sazonais em crianças podem ser estressantes para as famílias, mas a maioria dessas doenças são leves e desaparecem espontaneamente. Pais e filhos devem fazer o melhor de seus momentos juntos, mesmo quando as crianças estão doentes. Amor e atenção são medicamentos poderosos.
Use dias de doença como uma oportunidade de ler em conjunto, ouvir música e conversar com seus filhos. Amor e atenção são medicamentos poderosos. Embora, por vezes uma inconveniência, dias de atenção e tratamento podem resultar em memórias duradouras para as crianças e seus pais.
Dr André L. Prado Negrisoli
Clínico Geral / Cardiologista
CRM – 58.574