AVC – O que é e como preveni-lo ?

PRADOMED

O que é AVC ? 

 

O AVC – Acidente Vascular Cerebral (ou AVE – Acidente Vascular Encefálico), conhecido popularmente por “Derrame Cerebral”, é caracterizado pela perda rápida da função neurológica decorrente da falta de oxigenação no cérebro.

Existem dois tipos de AVCs, o AVC “isquêmico” e o AVC “hemorrágico”:

O “AVC isquêmico” é o tipo mais comum de AVC, presente em cerca de 80% dos casos. É causado pelo entupimento de um vaso sanguíneo que irriga o cérebro.

O “AVC hemorrágico” é causado pelo rompimento de um vaso sanguíneo, causando um sangramento cerebral.  Corresponde a apenas 20% dos casos.

É uma emergência médica que pode evoluir com seqüelas ou morte, sendo, no Brasil, uma das principais causas de morte. Portanto, é muito importante a sua prevenção, assim como o tratamento imediato dos casos de AVC.

 

Sintomas do AVC :

AVC Isquêmico:

– Perda repentina da força muscular

– Perda repentina da visão

– Dificuldade de falar ou articular as palavras

– Tonturas

– Formigamento de um dos lados do corpo

– Alterações súbitas da memória

AVC Hemorrágico:

Mesmos sintomas neurológicos do AVC Isquêmico

– Dor de cabeça intensa

– Náuseas e vômitos em jato

 

Fatores de Risco: são os mesmos que provocam  ataques cardíacos:

– Hipertensão arterial

– Diabetes

– Fumo

– Ingestão de bebida alcoólica

– Colesterol elevado

– Obesidade

– Vida sedentária

– História Familiar

– Estresse

Entre outros…

Prevenção:

– Identificar e tratar todos os fatores de risco (listados acima) = consultar um cardiologista e solicitar um check-up cardiovascular completo.

– Quando houver indicação médica, realizar o exame de DOPPLER DE CARÓTIDAS E VERTEBRAIS = é um exame de ultrassom da região do pescoço que permite visualizar os vasos sanguíneos que irrigam o cérebro. Através deste exame é possível detectar se há placas de gordura ou qualquer obstrução ao fluxo sanguíneo cerebral. Este exame é utilizado pelos médicos para prevenir o AVC isquêmico (que corresponde à 80% dos casos de AVC).

Tratamento:

O tratamento do AVC deve ser rápido e eficaz. O paciente que apresentar sintomas sugestivos de AVC (listado acima) deve procurar imediatamente um atendimento médico.  Se o tratamento for realizado rapidamente, a área afetada pelo AVC poderá ser normalizada e o paciente pode evoluir sem seqüelas.

 

Dra. Tatiana Franco Hirakawa

Cardiologista

CRM – 124.865

×